A produção de codornas tem se revelado um negócio bem lucrativo. Os custos e o capital para iniciar o negócio são considerados relativamente baixos e o resultado dos lucros bem satisfatórios, podendo alcançar 100% ou mais…
A Emater e a Secretária da Cultura afirmam que o mercado está crescendo para o produtor de pequeno porte.
Portanto, para quem tem uma pequena propriedade, a criação de codornas de corte é uma excelente opção de negócios.
Para montar sua criação não requer muito espaço. Tudo depende do seu projeto inicial.
Então se você se interessou e quer aprender como criar codornas, vejamos a estrutura básica para iniciar este negócio:
- Local
Será necessário um (ou mais) galpões coberto com telhas de argila, o piso concretado ou cimentado para favorecer a limpeza.
O local deve ser bem ventilado, com boa claridade, sem fortes correntes de vento e nem sol direto nas gaiolas.
O galpão pode ser aberto (menor custo), o que vai facilitar durante o verão, porem no inverno poderá ser necessário o fechamento das laterais. Dependendo do local, é preciso ter cuidado com os predadores.
- Gaiolas
As gaiolas melhores são as de arame galvanizado. Precisam ter bebedouros, comedores e bandeja para coletar as fezes. O tamanho das gaiolas varia, mas em média pode-se criar cinquenta codornas por metro quadrado.
O empilhamento não deve ultrapassar de 6 andares. A gaiola superior deve ter uma distância mínima de 80 cm do teto e a gaiola inferior deve ter uma distância mínima de 40cm do solo.
Estas medidas visam evitar o aquecimento, facilitar o manuseio e limpeza.
- Raça indicada
Para o corte a raça mais recomendada é a europeia Coturnix. Esta raça chega a ganhar 200 gramas de peso em apenas 21 dias. Procure adquirir as codornas de um fornecedor confiável com boa reputação neste mercado.
- Alimentação
A alimentação é considerada uma das vantagens na criação de codornas pois o consumo é baixo.
Uma codorna adulta consome 35 gramas de ração (por dia). A ração deve ser específica para a codorna de corte. Alguns criadores ainda diminuem os gastos produzindo a ração.
- Mão de obra
Também é considerado baixo o custo com mão de obra, pois com uma rotina bem organizada, correndo tudo bem, um cuidador pode atender até 20 mil codornas.
- Doenças
Apesar de ser consideradas de fácil manuseio, as codornas são sensíveis e é imprescindível que você respeite as tabelas de vacinas (informe-se junto ao órgão competente), bem como a higiene do local, limpeza regular das bandejas que aparam as fezes, comedouros e bebedouros (água limpa e fresca).