Próstata inchada causa impotência?

Sem dúvidas, um dos temas que mais preocupa os homens é a relação entre a impotência sexual e problemas de próstata, como a hiperplasia prostática benigna, ou próstata aumentada como é popularmente chamada.

Isso porque essas condições que afetam a virilidade masculina podem trazer uma série de consequências bastante sérias, impactando em diversos outros setores da vida masculina.

O que acontece é que, com o passar doa anos e a realização de diversos estudos acerca do tema, surgiram diversas questões que precisam ser esclarecidas. Vamos entender mais a seguir!

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Essa é uma doença que ocorre pelo crescimento do número de células na próstata, levando o seu volume a aumentar. Essa alteração que leva a o aumento o tamanho ocorre principalmente em uma zina de transição, que fica em volta da uretra.

A incidência do problema é pequena em jovens, porém, se torna exponencialmente mais acentuada em homens com idade a partir dos 50 anos.

Disfunção erétil, o que é?

Se trata de uma condição em que há a incapacidade de conseguir ou manter uma ereção que seja suficientemente plena para a penetração e uma relação satisfatória.

Acontece que é muito comum o homem sentir vergonha de admitir que tem o problema, o que leva a uma dificuldade tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

Veja também: Urogun Prezzo

Lembre-se que ter algum tipo de dificuldade em certos momentos da vida é algo absolutamente normal pelo qual praticamente todos os homens vão passar uma vez.

Já a impotência consiste em falhar constantes e frequentes, que impossibilitam ter uma vida sexual prazerosa a dois.

Relação entre impotência sexual e próstata aumentada

Existem muitos mitos que giram em torno da saúde da próstata e também da capacidade masculina de manter uma ereção. Como são mitos, certamente não se tratam de fatos verdadeiros.

Acontece que a próstata está envolvida na composição do líquido seminal, integrando sim o sistema reprodutor do homem. Contudo, ela não tem função no processo de ereção.

Logo, não há uma relação direta entre o aumento da próstata e a impotência sexual. Isso só irá acontecer se o tamanho da próstata for tão grande que cause a compressão dos nervos ou outras estruturas que estejam envolvidas na ereção.

Já a função sexual irá depender da interação entre os sistemas hormonal, vascular, neurológico e psicológico.

Dessa forma, se houver uma disfunção em qualquer um deles, sim, a capacidade de ereção pode ser prejudicada.